Descubra agora mesmo a importância de como push notification pode trazer benefícios para sua empresa. Ao final do post, descubra como você pode enviar notificações push para clientes sem ter um aplicativo.

Cada vez mais ter o contato direto com o cliente é importante: Receber os feedbacks do produto, analisar a reação que o cliente teve com uma nova atualização, enviar aquela mensagem de promoção por tempo limitado. Estes são alguns dos vários exemplos de que a comunicação com o cliente e mais que necessária e ela faz parte do processo do seu produto, e pode ser uma moeda preciosa e é esta moeda que queremos lhe mostrar: enviar notificações push para clientes. 

Agora entramos num exemplo comum: sua empresa já possui esse contato com o cliente por várias maneiras, e é claro, você já mede a eficiência de cada meio de comunicação válido. Todavia, algo nos aplicativos te cativa e que lhe faz ter vontade de possuir: a possibilidade de enviar notificações push para clientes.

Uma das grandes vantagens quando se tem um aplicativo é a mensagem de push ou push notification. Ter o poder de enviar uma mensagem diretamente para seu usuário ou cliente é incrível pois é uma ponte direta de contato e que pode trazer grandes vantagens para seu negócio.

Notificações push para clientes não são mensagens comuns, elas possuem uma reação de grande impacto no cliente. É um evento inesperado, que aparece na tela do computador ou celular do seu cliente, e chama muita atenção por isso, é extremamente poderoso.

Mas tome cuidado: Por ter esse impacto tão grande é necessário que seja enviado de maneira estratégica, com cautela. Utilizando da maneira correta, o push tem funções de grande repercussão no seu negócio.

Vantagens de Enviar Notificações Push para Clientes

Confira abaixo algumas das vantagens que notificações push para clientes podem trazer para seu negócio:

Retenha seu usuário

notificações push para clientes: retenção exemplo

Pense comigo: Você se esforçou para conseguir que as pessoas utilizassem seu sistema e entrassem no seu site. Mas de que adianta se elas fizerem isso apenas uma vez? Você deseja que elas entrem na sua plataforma sempre. E isso se chama retenção de usuário.

Existem várias maneiras de como você reter o seu usuário e manter ele engajado com seu site/plataforma/produto. Uma técnica muito positiva para seu negócio é justamente a mensagem push. Ela atrai o seu cliente para sua plataforma, e é imprescindível que a mensagem traga alguma vantagem ou benefício para seu cliente para que ele não bloqueie suas mensagens.

Um estudo sobre push notification feito pela Urban Airship em 2014, chamado de The Good  mostrou que a taxa de retenção de usuários é até 93% maior no primeiro mês para os que recebem notificação push. Dos usuários ativos, 55% voltavam para a plataforma graças ao push. Dos usuários ativos que não recebiam nada, apenas 29% voltavam à plataforma no período.

No período de 6 meses, a taxa de retenção foi 92% em média maior para os usuários que aceitaram receber notificações.

O estudo feito e citado neste post, pode ser acessado aqui.

Envolva seu cliente

notificações push para clientes: engajamento exemplo

Engajamento é o que todos querem que clientes tenham com sua marca. É preciso não apenas que usem seu produto, mas que se envolvam com seu produto, façam parte dele. O cliente de hoje deve estar dentro do processo, e notificações push para clientes é um meio ótimo para isso.

Segundo o estudo já citado, 50% dos usuários aceitam receber as notificações. E isso é um dado muito importante para seu negócio. Aproveite isso! Envie mensagens que irão mostrar que ele faz parte da família, que o bem estar dele é importante.

Isso gerará no cliente uma sensação de que ele faz parte do processo, ou da empresa, lhe entregando a melhor moeda de troca: um feedback sincero.

Monte sua estratégia 

notificações push para clientes: estrategia exemplo

Para alcançar os dois resultados valiosos mostrados acima, é necessário pensamento estratégico e não podemos apenas enviar deliberadamente mensagens para os usuários.

A notificação é uma maneira intrusiva que requer uma estratégia para aproximar o cliente e não afastá-lo. Podemos dar o exemplo do spam na sua caixa de e-mail: ninguém gosta e quando é demais, você busca uma maneira de não existir na sua vida.

Encontre o equilíbrio no envio das mensagens. Envie algo que traga uma vantagem clara para seu usuário. Algo que ele veja a notificação e que estimule-o a abri-la.

Tomemos como exemplo o NuBank (um cartão de crédito digital): quando sua fatura é fechada, eles enviam uma mensagem push informando que você já pode fazer novas compras com vencimento na próxima fatura. Isso faz o usuário querer clicar para poder usufruir do serviço. Ele possui um benefício, a mensagem é útil.

Outro ponto importante é que ao clicar na notificação, o usuário seja levado diretamente para o que a mensagem propôs a ele. O poder da frustração é enorme e não queremos que isso ocorra. Assim, mostre logo por qual motivo você enviou a mensagem.

ebook design em aplicativos

Mas eu preciso ter um aplicativo para enviar mensagem push, e agora?

notificações push para clientes: push exemplo

A resposta para esta pergunta é: você não precisa de um aplicativo para enviar notificações push para clientes.
Você pode fazer isso através do seu website. E com alguns passos simples já poderá enviar mensagens push para seus clientes.

Como enviar mensagens ou notificações push para clientes sem ter um aplicativo

Caso você ainda não possua um aplicativo, poderá enviar mensagens para seus usuários de uma maneira muito simples pelo seu website, seguindo esses 5 passos:
*No final desse post você poderá baixar o tutorial completo e descobrir qual a melhor plataforma para enviar mensagens push sem ter um aplicativo.

1 – Cadastrar uma Conta em um Serviço de Push Notification

Você deverá criar uma conta gratuita em um dos serviços de push notification disponíveis, alguns são gratuitos e fáceis de configurar.

2 – Configurar a plataforma

Solicite para sua equipe fazer a configuração da plataforma, ou configure você mesmo pois são passos simples.

3 – Inserir no seu website um opt-in

Após configurar a plataforma você deverá inserir no seu website mobile um código (fornecido pela plataforma) que irá perguntar ao usuário se ele deseja receber as mensagens (opt-in).

Sugerimos que você faça isso de uma maneira customizada, mas as plataformas geralmente oferecem modelos pré-definidos.

4 – Enviar as mensagens

Você pode então começar a enviar as mensagens para seus usuários através da plataforma.

Caso você queira fazer um envio mais avançado poderá utilizar a API de integração que essas plataformas disponibilizam, enviando as mensagens através do seu sistema.

 

Manual para começar a enviar hoje notificações push para clientes sem ter um aplicativo

Criamos um manual onde explicamos em detalhes como enviar mensagens para seus clientes sem precisar de um aplicativo.
Para acessá-lo baixe nesse link ou clique na imagem abaixo.

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Renan Teles

Posted by Renan Teles

Renan é Gerente de Projeto e especialista em aplicativos Android e iOS na Mobi+. Preza pela beleza dos aplicativos e pela qualidade no desenvolvimento.